Empréstimo Entre Bibliotecas – EEB

Serviço que permite o empréstimo de documentos não existentes no acervo da BJB, por meio da mediação desta, junto às outras bibliotecas da Rede de Bibliotecas Unesp e da Universidade de São Paulo – USP*.

Podem utilizar-se do serviço de EEB usuários/cadastrados na biblioteca do Câmpus de São João da Boa Vista da Unesp. Usuários inscritos nas outras bibliotecas da rede Unesp e da USP também podem solicitar empréstimo de documentos do acervo da BJB mediante esse serviço.

A solicitação de serviço de EEB deve ser efetuada junto ao bibliotecário da BJB ou diretamente pelo usuário via Portal Pesquisa Integrada – “passo-a-passo para solicitação online de EEB pode ser acessado ao se clicar aqui -. Após o encaminhamento do pedido para a biblioteca que detém a guarda do documento o material será enviado para a BJB, que deverá recebê-lo em até 15 dias úteis após a data de solicitação (prazo poderá aumentar quando o documento já estiver emprestado/reservado).

*verificar se a sua categoria de usuário permite esse tipo de empréstimo no Regulamento do Sistema Local de Empréstimo de Documentos Físicos 

Acompanhamento de pedido de EEB

Via Pesquisa Integrada, poderá ser acompanhado o status de seu pedido de EEB. Após efetuar login (na página inicial do portal, parte superior, clicar em “Identificação”; preencher o campo “ID/CPF” com seu CPF; preencher o campo “Senha” com os quatro algarismos escolhidos quando da realização do cadastro de dados biométricos), deverá acessar a aba “Meus Empréstimos” (situada nessa mesma guia “Identificação”, que agora estará mostrando o seu nome); o documento poderá ser retirado na biblioteca assim que constar no status a informação “EMPRÉSTIMO PARA USUÁRIO”. Além dessa informação, o usuário será notificado via e-mail quando o documento solicitado estiver disponível para retirada. Salienta-se que se o usuário possuir alguma pendência com a BJB, ou com alguma outra biblioteca pertencente à Rede de Bibliotecas Unesp, o documento só poderá ser retirado depois da sua regularização.

Renovação de prazo de empréstimo de documento de EEB – Rede de Bibliotecas Unesp

Para renovar o prazo de duração do empréstimo de documento de EEB deve-se acessar o Portal Pesquisa Integrada antes do prazo gerado para vencimento do empréstimo e realizar a renovação da mesma forma que se realiza a renovação de documentos emprestados do acervo da BJB. Instantaneamente a data de devolução do documento não será alterada, uma vez que depende da aprovação da biblioteca de origem do material; assim, a mensagem “AGUARDANDO RESPOSTA PARA RENOVAÇÃO” será gerada pelo sistema. Caso tal mensagem permaneça até a data de devolução gerada para o primeiro empréstimo você deverá dirigir-se à BJB para resolução da pendência. Salienta-se que a biblioteca a qual detém a guarda do documento pode negar o pedido de renovação, sobretudo quando o documento encontra-se reservado.

%d blogueiros gostam disto: