Conteúdos digitais

Está disponibilizada para a comunidade Unesp uma série de recursos/fontes de informação que oferecem acesso a uma gama de documentos/conteúdos em versão digital (como artigos de periódicos, e-books, vídeos). Uma parte desses recursos/fontes são de uso exclusivo da comunidade Unesp, assinados pela instituição para usufruto de sua comunidade, assim requerendo acesso institucional para utilização (via computadores institucionais, login institucional ou conexão à rede VPN-Unesp). A restante encontra-se disponibilizada em acesso aberto, podendo ser acessada gratuitamente a partir de qualquer dispositivo. A BJB direciona acesso a tais recursos mediante as abas desta seção, porém lembra-se que a maioria dos conteúdos podem ser buscados a partir da plataforma Athena Unesp.

A busca de documentos por meio dos recursos/fontes dá-se, normalmente, mediante elaboração de estratégia de busca. As estratégias de busca devem ser compostas por termos (descritores) que designem conceitos, devendo, pois, tais termos apresentarem alta carga terminológica/semântica. O auxílio à identificação de um termo que vai obter melhores resultados no contexto de um sistema de recuperação de informação é fornecido por linguagens documentárias, como os tesauros. Quando da elaboração de uma estratégia de busca deve-se, idealmente, utilizar-se do tesauro/linguagem documentária vinculado ao sistema de recuperação de informação, já que ele indica aqueles termos que devem ou não ser utilizados para a elaboração da estratégia de busca/obtenção de resultados mais efetivos.

Após a identificação daqueles descritores que serão objetos da busca, há que ser realizada a sua combinação na estratégia. Normalmente, sistemas de recuperação de informação utilizam-se dos operadores booleanos “AND”, “OR” e “NOT” para a formação de uma estratégia de busca. Incluindo “AND” entre descritores pretende-se obter resultado que congregue, obrigatoriamente, ambos os descritores apontados. Incluindo “OR” entre descritores objetiva-se a obtenção de resultado que apresente um dos descritores apontados ou ambos os descritores. Incluindo “NOT” entre descritores visa-se obter resultado que apresente um dos termos elencados e, obrigatoriamente, não inclua o outro descritor apontado.

Os sistemas de recuperação de informação trazem, normalmente, instruções próprias quanto às formas de realização de busca. Ainda assim, quaisquer dúvidas/informações/orientações a respeito da realização de busca nos sistemas de recuperação de informação podem ser obtidas junto ao bibliotecário, que se coloca à disposição por meio do serviço de orientação à pesquisa bibliográfica e à normalização.

%d blogueiros gostam disto: