Portal Capes

A biblioteca virtual da CAPES tem se tornado importante instrumento para a atividade científica, tecnológica, acadêmica e de inovação, reduzindo as desigualdades regionais no acesso à ciência. Instituições brasileiras, inclusive aquelas de menor porte e situadas em regiões menos favorecidas, têm possibilidades iguais de acesso imediato a informações científicas qualificadas.

Pessoas da comunidade em geral também podem fazer pesquisas utilizando o Portal de Periódicos. Além dos conteúdos assinados pela CAPES, que estão disponíveis para os usuários das instituições vinculadas com IPs reconhecidos, a biblioteca virtual abrange conteúdos de acesso aberto, como repositórios de universidades, revistas científicas nacionais e internacionais.

Ainda é possível acessar vários tipos de conteúdo: periódicos, referências, resumos, teses, dissertações, obras de referências (dicionários, enciclopédias, compêndios, etc.), patentes, livros, estatísticas, normas técnicas e materiais audiovisuais (vídeos, atlas 3D, músicas).

Fonte: “Portal de Periódicos da CAPES”

 

Lembra-se que o acesso aos conteúdos assinados do portal é possível via rede institucional da UNESP, via VPN-Unesp e por meio de acesso remoto via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe); para acesso via CAFe os seguintes passos devem ser seguidos:

  1. Acessar o Portal Capes;
  2. Na parte superior da página principal, clicar sobre a aba “ACESSO CAFE”;
  3. Na área selecionável, selecionar UNESP – UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO e clicar em Enviar;
  4. Informar o mesmo login e senha utilizados no sistema “Central de Acessos” da Unesp; caso a identificação seja aceita, aparecerá a página inicial do Portal, estando o usuário apto a utilizá-lo, tendo assim acesso àqueles conteúdos disponíveis para a comunidade Unesp.

 

%d blogueiros gostam disto: